8 dicas para deixar a barba crescer começando hoje mesmo

Tempo de leitura: 8 minutos

Por um acaso deixar a barba crescer e manter seu rosto bonito e cheio de pelos é um desafio ou um pesadelo para você? 

Homem passando a mão em sua barba, com expressão facial pensativa, tentando ilustrar o tema deste artigo, que é deixar a barba crescer
Deixar a barba crescer – Ademir Rocha Barbearia – foto Unsplash

Você quer deixar a barba crescer?

Geralmente este é um assunto bastante polêmico, pois, ou as pessoas amam, ou odeiam a barba. Não existe meio termo.

De fato, o número de adeptos aos estilosos pelos no rosto tem aumentado significativamente.

E os motivos são muitos.

Alguns falam em estética, outros afirmam sobre a autoconfiança, aparência séria e respeitável que a barba confere, e outros dizem ainda que deixar a barba crescer exalta a sua masculinidade, tornando-os mais atraentes.

Por outro lado, muito mais do que essas vantagens que citamos, a ciência já comprovou que a deixar a barba crescer e cultivá-la pode trazer muitos benefícios para a saúde.

Nas próximas linhas você vai entender o que estamos dizendo, e vamos dar 8 dicas de como deixar a barba crescer bem mais bonita e saudável.

Índice de conteúdo

Deixar a barba crescer pode ser bom para a saúde

Imagem ilustrativa

Por incrível que pareça, cultivar a barba vai muito além de questões estéticas e afirmação de masculinidade, como dissemos.

Pesquisa feita pela Universidade de Southern Queensland na Austrália, aponta que cultivar a barba traz muitos benefícios à Saúde.

Os pesquisadores fizeram um teste expondo manequins ao sol.

Metade deles ganhou uma bela barba feita com “barba de pau” (planta que se apóia em outras para sobreviver), enquanto a outra permaneceu com o rosto liso.

Depois de medir a radiação absorvida, o que se constatou foi que os barbudos tiveram quase 35% menos exposição aos raios ultravioletas do sol. 

Eles afirmaram que, na prática, dependendo do tamanho e da grossura dos pelos, a barba pode funcionar como um protetor solar com FPS de até 21.

E tem mais: o bigode também tem outras funções além de te deixar mais sexy, como afirmam as mulheres. Segundo os pesquisadores, ele atua como uma proteção contra as bactérias trazidas pela poeira. Em alguns casos, é justamente essa poeira que atua como gatilho para as crises de asma. 

Ainda, de acordo com os pesquisadores, se a barba for longa e cobrir boa parte do pescoço, vai ajudar a diminuir os ataques de tosse provocada por inflamação na garganta, pelo simples fato de os pelos deixarem esta região mais aquecida.

8 dicas para deixar sua barba crescer desde já

Sem mais delongas, vamos ajudar você que está querendo deixar a barba crescer, mas não tem nem ideia por onde deve começar.

Separamos 8 dicas essenciais para qualquer aspirante a barbudo que entende o valor de ter uma barba de respeito. Vamos lá?

#1 tenha paciência

Deixar a barba crescer – Ademir Rocha Barbearia – foto Shutterstock

É muito comum os aspirantes a barbudo sair pela internet pesquisando maneiras de acelerar o crescimento da barba, não é mesmo?

Mas calma aí, camarada. Não é tão simples assim. 

Para tudo na vida você precisa dar o primeiro passo. E por que seria diferente com a barba?

Se você realmente quer muito deixar a barba crescer e ganhar aquele volume legal impostando o seu rosto, você precisa dar um tempo das lâminas.

A velocidade de crescimento da barba é de fato diferente de pessoa para pessoa, envolvendo vários fatores, inclusive genéticos.

Você poderá se adaptar com um volume menor, ou com algumas falhas em determinados locais do rosto, ou ainda ir moldando ao seu gosto, com o tempo.

O mais importante: com o tempo. Portanto, meu camarada, tenha paciência, e comece hoje.

#2 enfrente a coceira

Deixar a barba crescer – Ademir Rocha Barbearia – foto Shutterstock

Uma das principais queixas de quem não gosta de barba é a coceira que ela provoca em determinada fase do seu crescimento.

Tenha em mente que se você for deixar a barba crescer precisará, com certeza, passar por esta fase, que é comum.

Isso ocorre porque os pelos querem “sair” de dentro de sua pele, ou seja, isso vai ocorrer.

Para tentar amenizar essas coceiras, procure hidratar o rosto e utilizar produtos para a barba, deixando os pelos menos secos e também evitando o ressecamento de sua pele facial.

#3 Mantenha a higiene: tenha um kit barbudo

Kit Barbudo – Ademir Rocha Barbearia

Se você achou que era só deixar a barba crescer e pronto, está fortemente enganado.

O homem moderno se importa com o seu visual e tem adotado, cada vez mais, estratégias para manter sua saúde visual. E isso inclui aos barbudos. Em geral, seu kit barbudo em casa pode ter:

Você tem que pensar que, da mesma forma que você possui uma boa escova dental e um bom shampoo de cabelo para seus cuidados pessoais, a barba agora também será prioridade e também precisará de produtos e instrumentos, ok?

#4 Apare os pelos desordenados

Apare os pelos desordenados – Foto Shutterstock

Como dissemos no item anterior, procure comprar uma máquina de aparar de qualidade para que você possa cortar aqueles pelos que nascem maiores ou menores e deixam os pelos de sua barba desordenados.

Além disso, uma simples tesoura já poderá lhe ajudar. Deixar a barba crescer mantendo-a ordenada e bem cuidada é um passo fundamental.

#5 Ao deixar a barba crescer, cuide para não encravar

Evite pelos encravados e foliculite

Recentemente escrevemos um post que fala exclusivamente do encravamento dos pelos da barba, causando a foliculite.

Embora comum, a boa notícia é que com as estratégias certas você pode evitar ou até mesmo acabar com a foliculite. Entre essas estratégias estão:

  • fazer barboterapia constantemente;
  • lavar o rosto com água morna e sabonetes específicos;
  • cuidar para não utilizar lâminas secas;
  • usar produtos de qualidade;
  • entre outros.

#6 Evite errar ao se barbear

Imagem ilustrativa

Você já tentou delimitar a barba com um desenho feito com a máquina ou mesmo com lâminas e errou?

Se você disse sim, bem vindo! 

É muito comum a gente “achar” que dá conta de desenhar simetricamente a barba no nosso rosto e acabar fazendo alguma coisa que vai jogar por terra o seu objetivo de deixar a barba crescer .

Pequenas coisas vão te ajudar, mas a principal (embora sejamos suspeitos em falar) é que você tenha um barbeiro de confiança. Ele sabe o que está fazendo e vai tornar como dele o seu objetivo. 

Além disso, utilizar produtos e lâminas de qualidade vão diminuir as chances de você cometer um erro que vai matar a sua barba e lhe forçar a começar tudo do zero.

#7 Faça barboterapia

Barboterapia – Ademir Rocha Barbearia – Foto: Fabiano Nunes

Para você que quer se tornar um barbudo, a Barboterapia pode ser uma excelente aliada

Basicamente ela consiste no barbear comum com técnicas de hidratação e relaxamento agregadas, com objetivo de cuidar, proteger, prevenir irritações e ainda, promover o relaxamento não somente dos pelos, mas também do cliente, que relaxa em sua cadeira.

O ponto mais importante da Barboterapia que pode ajudar no seu objetivo de deixar a barba crescer é o fato de que os seus pelos do rosto serão bem tratados, cumprindo todas as dicas que demos neste post, e o melhor: tudo feito por um barbeiro experiente e que entende do assunto.

Por isso, o seu processo de cultivar a barba irá ocorrer de forma segura e saudável, prevenindo irritações, erros, além de cuidar desta parte do seu rosto, promovendo a hidratação e a constante higiene.

#8 Penteie sua barba

Imagem ilustrativa – Foto Shutterstock

Por último, imaginando que você já esteja colhendo os frutos de todo o seu esforço, não se esqueça de pentear a barba. 

Esta simples ação, que você também pode fazer com a ajuda de um balm de barba, irá deixá-la com um aspecto bem mais agradável, bonito e apresentável, por onde quer que você vá.

Receba nossos posts diretamente em seu e-mail.
Clique aqui e faça o seu cadastro.

Conclusão

Não é que você vai ficar como um homem das cavernas. Deixar a barba crescer é uma questão de estilo e também de personalidade.

Mantenha a sua imagem alinhada e de quebra, ganhe muitos suspiros pela sensualidade que a barba poderá lhe conferir.

Neste post você pôde descobrir que muito além da estética, a barba pode sim fazer bem à saúde.

Além disso, com as nossas 8 dicas, agora você tem totais condições de começar a cultivar sua barba hoje mesmo. E se precisar de uma ajudinha, estamos por aqui!

Bora começar?

Compartilhe este artigo com aquele amigo que morre de vontade de ter uma barba bonita e de respeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *