Assuma o grisalho que há dentro de você!

Tempo de leitura: 4 minutos

Assuma de vez os seus cabelos grisalhos! Aprenda, neste post, o que são e como cuidar dos fios brancos que começam a surgir

Cabelo Grisalho - Foto ilustrativa
Cabelo Grisalho – Foto ilustrativa

Está aí um tema interessante pra se falar, os cabelos grisalhos! Amados por uns, temidos e odiados por muitos, não podemos negar que quando surgem os primeiros fios brancos a realidade acaba causando certo susto nos marmanjos mundo afora, não é mesmo?

De certa forma, entendemos, afinal, os fios brancos nos fazem acreditar e esfregam na nossa cara que a idade chegou, que a responsabilidade aumentou e que já se passou aquele tempo da juventude. E encarar isto, pode ter certeza, não é tão fácil assim.

É aí que surge uma grande dúvida: camuflar por mais alguns anos ou enfrentar a realidade e assumir os cabelos grisalhos?

Independentemente do que você optar, é preciso entender a nova realidade dos fios do seu cabelo, saber a maneira correta de tratá-los e, principalmente, como mantê-los bonitos e saudáveis.

Continue a leitura deste post que trouxemos algumas reflexões sobre o assunto. 


Tópicos


Cabelos grisalhos: o que são e por que surgem?

Basicamente, o cabelo grisalho é caracterizado pela ausência de cor nos cabelos. É comum o fato estar associado ao envelhecimento humano, principalmente a partir dos 40 anos de idade. No entanto, existem outros fatores a se considerar.

Nos albinos, por exemplo, os cabelos são brancos desde o nascimento, pois o organismo é incapaz de produzir a melanina. Certas doenças, como o vitiligo, também podem ocasionar a perda da coloração do cabelo prematuramente, além de outros casos que ainda não se tem uma explicação tão exata do porque eles aparecem tão cedo.

Nestes casos, diversos estudos buscam firmar uma causa, associando sua ocorrência prematura ao fumo (consumo de tabaco) e a deficiências nutricionais na alimentação. Recentemente um estudo aponta que o aparecimento de cabelos brancos está associado a uma concentração maior de peróxido de hidrogênio nos folículos capilares, abrindo novas perspectivas de tratamento.

Então, não é que o cabelo branco tenha a cor cinza: eles, na verdade, não tem cor alguma. Como o organismo deixa de produzir células de pigmento (a melanina), as colorações fixam rápido e saem rápido, pois os fios brancos têm poucos nutrientes para “segurar” a cor.

Com os fios mais “fracos” e sem melanina, eles acabam acumulando a poluição e ficam mais sensíveis aos raios ultravioletas, ressecando e amarelando-os.

Por isso, criar o hábito de cuidar e tratar dos seus grisalhos para mantê-los saudáveis e macios é o segredo para virar a realidade ao seu favor e desfrutar de todo o charme que ele proporciona.

Assuma, afinal, o charme dos cabelos grisalhos

Diante dos mitos na maioria dos homens, a melhor maneira de lidar com os cabelos embranquecendo é apropriar-se deles com orgulho e sem drama! Esqueça a ideia de que isso é coisa de velho, terceira idade ou outro rótulo qualquer. Até porque, pode ter certeza, os cabelos “prateados” como também são chamados, faz muito sucesso por aí.

Cabelo Grisalho - Foto ilustrativa
O ator Jeffrey Dean Morgan, que estrelou em diversas produções, inclusive nas séries famosas Grey’s Anatomy e Subrenatural

O que comprova o que estamos dizendo é que muitos galãs do cinema e da tv, cada vez mais assumem seus cabelos grisalhos, arrancando muitos “suspiros” mundo afora, de tão charmoso que ficam. Contudo, para que isso possa ocorrer, alguns cuidados são necessários.

Cuide dos fios

O primeiro passo é manter limpo e hidratado. Homem também usa produtos nos cabelos! Aposte em bons shampoos e condicionadores, isso vai garantir que eles fiquem macios, sedosos e brilhantes.

Esqueça químicas e tinturas

Tinturas permanentes são, em geral agressivas aos cabelos e podem ressecar e danificar os fios. Sem contar o fato de que as cores não são naturais e que você precisará retocar pelo menos quinzenalmente para não ficar pior. Então, assuma seus grisalhos!

Mantenha-os bem cortados e valorize o seu grisalho

Vá sempre ao barbeiro e mantenha-os cortados ao seu gosto. Um corte prático e despojado, como o Undercut, por exemplo, pode ser um corte ideal para o seu grisalho, pois é clássico com uma pegada contemporânea.

Conclusão

Os cabelos grisalhos, em homens e mulheres, tem se tornado cada vez mais um aliado do estilo e da autoconfiança. Por isso, meus caros, abracem-no e dêem o seu toque pessoal conferindo toda a elegância que eles merecem.

E aí, o que você achou deste artigo? Diga-nos o que pensa sobre os cabelos grisalhos. Compartilhe com seus amigos, e se precisar de uma ajudinha para mantê-los, estamos a postos e à disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *